quinta-feira, outubro 30, 2014

ENCONTRO DOS AMIGOS "DA PONTA DA UNHA" - Out2014

Decorreu ontem, última quarta feira de Outubro o habitual encontro dos "Amigos da Ponta da Unha" no local do costume: Cervejaria BALEAL, à Rua da Madalena.
Compareceram, por ordem de chegada: Jacinto Xarrama, Júlio Fernandes, Noca, Matita, Contreiras e Zé Miguel. Poucos, mas bons!
Talvez devido a este verão que não existiu e agora se prolonga, com temperaturas altas e bem convidativas a atividade ao ar livre, as margens do Tejo junto à Ribeira das Naus estavam pejadas de turistas e veraneantes estendidos ao sol, sobretudo estendidas e despejadas na relva ali existente. Digo bem despejadas, mas poderia dizer despojadas, porque elas se apresentavam de Bikini para melhor usufruirem do sol que lhes afagava e acariciava os corpos lisos.
A Baixa de Lisboa, sobretudo em dias de visita de cruzeiros, e havia dois grandes paquetes atracados frente a Alfama, fica completamente dominada por turistas: A rua Augusta é um espetáculo: alem das esplanadas cheias, são as filas de visitantes ao Arco dedicado às VIRTUDES DOS MAIORES  e às portas dos principais estabelecimentos comerciais, com destaque para a Casa Brasileira. São diversos os artistas de rua, começando pelo Homem Estátua, passando por Mozart e terminando num "Cavaleiro Negro" ladeando o seu rocinante de duas patas, as dele, claro, e abordando os turistas mais curiosos por apreciar aquela geringonça.
Mas voltemos ao encontro que decorreu com as características habituais: bom convívio e animada cavaqueira. Enquanto o Júlio Fernandes se deleitava a debitar uma falaciosa teoria sobre a origem dos Alentejanos, que, segundo ele, provem de cadastrados para ali enviados pelos reis e, mais tarde por negros escravos vindos das colónias, o Jacinto Xarrama dedicava-se à sua arte preferida: desenho à vista e caricatura. Porque estava na minha frente e viu-me entrar de chapéu, caricaturou-me nessa pose, como fica esplicito abaixo.
O chapéu parece pequeno para a cabeça, mas foi assim que ele viu.
E pronto, foi mais uma tarde bem passada entre amigos que se revêem de quando em vez.
Até daqui a um mês companheiros!

Sem comentários: