quinta-feira, outubro 09, 2014

“Porque não me olhas, Pedro?”

foto de Luís Forra, Lusa
foto de Luís Forra, Lusa
Foi  hoje, domingo, no Fórum Empresarial do Algarve. Pedro dobra o braço interpondo-o entre o seu corpo e o de José Maria que ameaça aproximar-se num abraço comprometedor. Pedro, de cabeça baixa, não ousa olhar de frente José Maria. De  sorriso tímido, balbucia qualquer coisa…
José Maria segura Pedro pelo cotovelo, puxando-o para si. De cabeça levantada (ao contrário de Pedro) e olhos semi-cerrados, olha Pedro de cima  (parece até mais alto que Pedro mas não é). Parece dizer-lhe: “não fujas, que não te faço mal….”
Porque é que Pedro não olha José Maria? E porque se defende do abraço que pressentimos partir de José Maria? Pedro não sabia que iria encontrar José Maria? Pedro não sabia que iria ter José Maria na sua mesa ao almoço? Pedro tem conselheiros e assessores? Pedro não conhece a lista de convidados dos eventos onde participa? Saberão os seus assessores e conselheiros o que significa “contaminação metonímica”?
E José Maria? Parece seguro e confiante. Porque estaria tão afectuoso com o tímido Pedro? Estaria grato a Pedro pela presença, ao seu lado, naquele lugar?
Uma imagem vale mais que mil palavras…

Sem comentários: